Curiosidades

Fique por dentro das novidades do mundo da corrida

BCAA - SERÁ QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA?

O BCAA é composto por três aminoácidos ramificados: valina, leucina e isoleucina. Aminoácidos que não são produzidos pelo organismo, que precisamos obtê-los através da alimentação/ suplementação.
A principal função desse suplemento é fazer com que as células musculares se recuperem após um treino intenso de musculação. Além disso, ele estimula a elevação da produção de insulina, que é um hormônio que propicia a absorção dos aminoácidos e aumenta a entrada de glicose nas células musculares, propiciando mais energia durante o treino. Sendo assim, aconselha-se a ingerir BCAA antes e depois dos treinos.
Se a pessoa, não possui uma boa alimentação, com todos os nutrientes necessários para realizar de forma satisfatória o treino, o organismo busca outras fontes de energia, que nesse caso, são os aminoácidos presentes nas fibras musculares, com isso há a perda da massa muscular. Efeito totalmente contrário do que buscamos.
Porém, se a pessoa tiver uma alimentação equilibrada, não há necessidade de ingerir BCAA. Esses três aminoácidos: valina, leucina e isoleucina estão presentes em alimentos como: leite, queijos, iogurte, carnes, peixes, ovo, nozes, castanhas, alho, cebola, berinjela, entre outros. Viu só quantas fontes alimentares!!
Cada indivíduo possui suas próprias necessidades de Kcal, carboidrato, proteína, lipídeo, vitaminas e minerais, de acordo com seu biótipo físico, gênero, idade, rotina de treino/ trabalho. Sendo assim, não saia usando suplementos sem saber se você realmente precisa. Procure sempre um especialista para orienta-lo.

Referência: Nutricionista Andressa Machado

Furo extra do tênis, como usar?

Você já se perguntou por que existe um furo extra na parte superior do seu tênis? Muitos tênis de corrida tem esse furo extra, mas nem sempre eles são usados. Ao invés de usa-lo muitas pessoas pulam esse furo e amarram o tênis como de costume. Após assistir o vídeo abaixo, você vai saber por que o furo está lá e como usá-lo corretamente.
O furo extra deve ser usado para evitar bolhas nos pés e unhas pretas, eles impedem o movimento dos pés para frente e atrito com o tênis durante treinos e corridas, devem ser usados como se fosse um bloqueio para o calcanhar e tornozelo, fixando o pé dentro do tênis.
Quando você amarrar o cadarço usando a técnica de “bloqueio de tornozelo e calcanhar” ou “bloqueio do laço” formará atrito entre os laços na parte superior do tênis mais próximo do seu tornozelo. Isso serve para manter a área do calcanhar sempre no lugar sem ter que apertar o resto da estrutura do tênis. Mesmo que seu tênis não tenha o furo extra, você pode usar essa técnica com o último furo superior.
Vamos lá, é fácil usar o “bloqueio de tornozelo”. Comece por inserir o laço no furo superior para que você crie um pequeno laço de cada lado do tênis. Cruze os laços e coloque as pontas no laço de cada lado oposto, em seguida, aperte ele para baixo. Certifique-se de ir para baixo e não para cima, porque apertando para cima vai deixar o laço frouxo para fora e isso não é bom. Puxando para baixo em direção a frente do tênis você cria um laço apertado e agradável que manterá seu tênis e seu pé no lugar com conforto. Termine amarrando o tênis normalmente, pronto agora já pode correr.

Acessem o site www.vaicorrer.com.br para visualizar o vídeo demostrativo.
Referência: Paulo Rodrigues, VaiCorrer.com.br